É hoje! Mobilização nacional em defesa do pré-sal!

Nesta segunda-feira (15), às 10h, serão realizados simultaneamente em Recife e no Rio de Janeiro atos públicos em favor do pré-sal, organizados pelaFederação Única dos Petroleiros (FUP)(link is external). Em Recife, a mobilização é em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Pernambuco e Paraíba,(link is external) a Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT/PE)(link is external), oMovimento Sem Terra (MST)(link is external) e de movimentos sociais. O ato público de Recife será na rua da sede da Petrobras, em frente ao centro empresarial Center II, no bairro Boa Viagem, próximo ao Shopping Recife e ao Hiper Bompreço. No Rio de Janeiro, o ato será na Cinelândia e contará com a presença do ex-presidente Lula.

O objetivo é alertar a sociedade para os riscos que sofre o projeto de desenvolvimento em curso no país, em função dos ataques contra o pré-sal e a Petrobras. Nos governos Lula e Dilma, o pré-sal já alcançou o nível de produção de mais de meio milhão de barris de petróleo por dia, gerando uma riqueza que será aplicada em educação (75% dos royalties) e na saúde pública (25% dos royalties)(link is external). Nos próximos 35 anos, isso significará R$ 1,3 trilhão em royalties que se destinarão à saúde e à educação dos brasileiros. Isso equivale a mais de dez vezes o atual orçamento do governo federal para essas áreas.

Hoje, os investimentos da Petrobras representam 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do país(link is external). Mas nem sempre foi assim. Em 2000, a participação da indústria de petróleo no PIB era de apenas 3%. A Petrobras quase foi privatizada nos anos 1990 e já falamos por aqui que até pensaram em trocar o nome de Petrobras para Petrobrax, para facilitar a internacionalização da empresa, que hoje é um grande orgulho nacional. Não há como retroceder, a Petrobras e o pré-sal são muito importantes para o Brasil, principalmente para o desenvolvimento e crescimento da educação e da saúde.

Vamos às ruas em defesa do pré-sal! E também vamos conscientizar as pessoas sobre a importância do papel da Petrobras em nosso país e da reeleição de Dilma para o Brasil continuar mudando, sempre para melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s