Muda Mais recebe forte ataque digital vindo de Minas Gerais

Na manhã desta sexta-feira, 12/09, o Muda Mais foi vítima de mais um ataque digital. Desta vez, foi o pior de todos. Relembre os ataques anteriores aqui eaqui.

Apesar da força – o ataque durou meia hora, das 11h08 às 11h38 – o site não caiu, apresentando somente uma pequena lentidão de resposta de 10 segundos para o usuário que tentasse acessar o conteúdo neste período. Os processadores dos servidores foram testados em 100%, porém garantiram o acesso às diversas matérias do site para o público em geral.

As ferramentas de inibição automática de ataques garantiram o funcionamento do Muda Mais e bloquearam todos os IPs que praticaram o chamadoataque de negação de serviços, também conhecido como DDoS. Trata-se de uma prática de requisitar tanto acesso aos servidores até que deixem de funcionar por esgotamento.

Diversas tentativas de conexão foram feitas a partir de modens 3G, de diversas operadoras, e também de IP fixo. O principal deles pertence à Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Confira na imagem abaixo. O IP utilizado no ataque foi o 200.235.128.104 e é ligado ao Departamento de Tecnologia da Informação, conforme pesquisa na ferramenta Geo IP Tool(link is external).

O Muda Mais entrou em contato e conversou com Michelini Lopes da Mota, diretora de Tecnologia da Informação da UFV, que confirmou que o IP pertence à entidade. De acordo com Michelini, o “equipamento é um servidor de rede sem fio; atrás dele todos os servidores de rede sem fio estão conectados”.

A diretora solicitou as informações sobre o ataque e informou que vai realizar a apuração sobre o uso da rede da universidade nesta tentativa de calar a diversidade de informações na rede.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s